Assista: presidente do Ibama discute greve dos servidores do instituto no Perspectivas desta terça (25)
Ex-deputado federal Rodrigo Agostinho também fala sobre os incêndios no Pantanal e o desmatamento na Amazônia
Rodrigo Agostinho, atual presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ex-deputado federal, é o convidado desta terça-feira (25) do programa Perspectivas. Entre os assuntos abordados com a jornalista Paola Cuenca, Agostinho comenta os incêndios no Pantanal, o desmatamento na Amazônia e no Cerrado, a reestruturação do Ibama e a greve dos servidores, iniciada nessa segunda-feira (24). Assista no canal do SBT News no YouTube.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Pantanal registrou, nos últimos 12 meses, 9.014 ocorrências de focos de fogo, quase sete vezes mais que o registrado pelo sistema no mesmo período do ano passado — 1.298 focos.
Até o último sábado (22), o fogo já tinha atingido cerca de 541.575 mil hectares, na área de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, equivalente a mais de três vezes a cidade de São Paulo, de acordo com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Greve
Acre, Goiás, Pará, Rio Grande do Sul e Tocantins estão entre os estados que aderiram à paralisação. Os servidores reinvindicam aumento salarial e reestruturação da carreira, com equiparação de salários aos da Agência Nacional de Águas (ANA), passando do valor inicial atual de R$ 8.817,72 para R$ 15.058,12.
O Ministério da Gestão alega que ofereceu reajuste de 19% a 30%, mas ainda não obteve resposta da categoria.