Após cratera reabrir, Sabesp prevê que trecho da Marginal Tietê ficará interditado por 30 dias
Obras vão precisar reconstruir a antiga estrutura do local, já que a restauração feita após o primeiro solapamento, em abril, não resolveu problema
Emanuelle Menezes
Fernanda Trigueiro
A reabertura de uma cratera na Marginal Tietê, próximo à Ponte Atílio Fontana, na Vila Fiat Lux, Zona Norte de São Paulo, na madrugada deste domingo (11), deve causar transtornos no trânsito da capital paulista por pelo menos um mês.
+ Polícia prende integrante do PCC na zona leste de SP
A informação é da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que divulgou, nesta segunda-feira (12), que as novas obras vão precisar reconstruir a antiga estrutura do local e não só reparar os danos. Isso porque a restauração feita após o primeiro solapamento, em abril, não resolveu o problema e, com as chuvas de sábado (10), um "novo dano ao sistema de esgotamento" foi causado.

O motivo do novo afundamento é o mesmo de abril: a entrada de água pluvial no interceptor de esgoto. No dia 10 daquele mês, uma fissura na caixa de acesso do interceptor de esgoto, localizada a 18 metros de profundidade, provocou uma megacratera na via. A infiltração de água da chuva causou aumento de pressão na tubulação e erosão do solo.
Na ocasião, foi realizada uma manutenção corretiva com a recomposição do asfalto e o trecho da Marginal Tietê ficou interditado por cinco dias.

Com as chuvas de sábado, o mesmo tipo de dano voltou a ocorrer. Desta vez, a solução exigirá uma intervenção estrutural mais robusta, com a construção de um novo poço de visita. O objetivo da obra é garantir acesso seguro para futuras manutenções e prevenir novas infiltrações, informou a Sabesp.
A previsão é que a obra dure cerca de 30 dias. Pouco antes das 22h de ontem, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi até o local e afirmou que até quarta-feira (14) uma das faixas da pista central será liberada. No total, três faixas foram interditadas por causa da cratera.
"O pessoal vai trabalhar 24 horas para o quanto antes devolver essas pistas da Marginal", disse Nunes.
