ANPD notifica RaiaDrogasil por uso de dados sensíveis de consumidores
Medida atinge programa de fidelidade Stix da rede de farmácias, e a Febrabar
![Imagem da noticia ANPD notifica RaiaDrogasil por uso de dados sensíveis de consumidores](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2Fsao_paulo_quarentena_covid_19_coronavirus2503209983_1c49dcd53e.webp&w=1920&q=90)
Agência Brasil
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) notificou a RaiaDrogasil, o programa de fidelidade Stix e a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) sobre um processo de fiscalização relacionado ao uso de dados pessoais sensíveis dos consumidores. As investigações estão em andamento desde maio de 2023. +Governo brasileiro proíbe pagamento por registro de íris
A ANPD decidiu iniciar um Processo Administrativo Sancionador contra a RaiaDrogasil, com o objetivo de investigar possíveis violações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A empresa é acusada de criar perfis comportamentais a partir de dados sensíveis dos consumidores para oferecer publicidade direcionada e obter benefícios financeiros.
No caso da Febrafar, a medida preventiva exige que a organização revise a base legal para o tratamento dos dados e ajuste as informações sobre privacidade e proteção de dados. A Febrafar também precisará assegurar que suas associadas ofereçam meios adequados para os titulares exercerem seus direitos de forma fácil e acessível.
Quanto ao Stix, o processo foi arquivado, mas a ANPD se reservou o direito de reabrir a investigação caso surjam novas informações.
A assessoria de imprensa da RaiaDrogasil, em nota, afirmou que a empresa segue todos os preceitos da LGPD. A empresa também destacou que as informações dos clientes são protegidas por sistemas de segurança, e que a biometria é apenas uma opção para os usuários. A RaiaDrogasil reforçou que está à disposição da ANPD para prestar quaisquer esclarecimentos que forem necessários.
*Com informações da Agência Brasil.