Aneel e distribuidoras de SP discutem medidas para garantir fornecimento de energia nas eleições
Chuvas e rajadas de vento estão previstas para a noite desta sexta-feira (24) e madrugada de sexta (25) no estado
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se reuniu, nesta quinta-feira (24), com representantes das distribuidoras de energia de São Paulo, Agência Reguladora de Serviços Públicos do estado (Arsesp), Defesa Civil e departamento de meteorologia para tratar das medidas que serão adotadas para enfrentar as chuvas e rajadas de vento previstas para a noite de hoje e madrugada de sexta (25), principalmente, na região metropolitana e Baixada Santista.
Ainda segundo a Aneel, na ocasião, foram apresentadas também as providências a serem adotadas durante o segundo turno das eleições municipais de 2024, que será realizado no domingo (27) em 18 municípios paulistas.
O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, salientou na reunião que os eventos climáticos e as eleições precisam de um trabalho coordenado da Agência Nacional de Energia Elétrica, das distribuidoras e dos entes do setor elétrico. De acordo com ele, o clima e as contingências mudaram, e é necessário esforço coletivo de todos para evitar danos à população.
A Aneel informa que ela e a Arsesp enviaram um ofício solicitando para que as distribuidoras evitem desligamentos programados, manobras e outras operações no período. Além disso, afirma, "foi estabelecido um canal rápido de informações para que a comunicação seja ágil e fluida com todas as distribuidoras".
Mais de 57 mil imóveis da Grande São Paulo continuam sem energia elétrica na tarde desta quinta, segundo balanço divulgado pela distribuidora Enel-SP. Na capital paulista, são mais de 43 mil imóveis afetados.
A região metropolitana de São Paulo foi atingida por pancadas de chuva acompanhadas de ventos fortes, na noite de quarta-feira (23), provocando quedas de árvores, alagamentos e falta de energia.
A Enel-SP é responsável pelo fornecimento de energia em seis municípios que terão segundo turno no domingo, incluindo a capital.
Na reunião desta quinta, informou que está com salas de crise montadas, equipe trabalhando com prefeitura para atuar em caso de queda de árvore, equipes externas em campo mobilizadas, equipes internas de atendimento ao cliente em prontidão, e que fará a alocação de geradores para domingo.
Participaram da reunião ainda a CPFL Paulista, Piratininga e Santa Cruz; EDP; Neoenergia Elektro; e Energisa Sul Sudeste.