Aneel cobra explicações sobre apagão e fará inspeção em subestação atingida por incêndio no Paraná
Agência enviou ofícios às empresas envolvidas e instaurará processos para apurar a responsabilidade dos agentes

Jessica Cardoso
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que cobrou explicações sobre o apagão que atingiu diversas regiões do país na madrugada desta terça-feira (14). Em nota, a agência disse que “enviou ofícios às empresas envolvidas para esclarecer a interrupção no fornecimento de energia”.
Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), a causa provável da ocorrência foi um incêndio na subestação Bateias, localizada no Paraná.
“A fiscalização da Agência se deslocará ainda hoje para realizar inspeção in loco na subestação afetada e averiguar as causas da interrupção, além disso, serão instaurados processos de fiscalização para apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos”, disse a autarquia.
+ Polícia faz operação contra grupo acusado de furtar mais de 700 transformadores de energia
O apagão foi registrado às 0h32 em diversos Estados do país ligados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo dados do ONS, o fornecimento de energia foi restabelecido em até 1h30 nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, a normalização ocorreu 2h30 após o início da interrupção.
Mais cedo, nesta terça-feira (14), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o apagão não foi provocado por falta de energia, mas por um problema na infraestrutura de transmissão.
Segundo o ministro, foi acionado o Grupo Especial de Resposta Rápida, que reúne o ONS, a Aneel e o Ministério de Minas e Energia, para investigar o incidente. Um documento preliminar, chamado de Relatório de Análise da Perturbação (RAP), será elaborado para identificar as causas do incêndio e evitar novas ocorrências.
+ Silveira promete lançar leilão de reserva de capacidade na próxima semana