Moraes derruba sigilo de delação e determina transferência de Ronnie Lessa para o presídio de Tremembé
Delação faz parte do inquérito da Polícia Federal (PF) que apura o assassinato de Marielle Franco e do motorista dela, Anderson Gomes, em março de 2018
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta sexta-feira (7), a transferência de Ronnie Lessa para o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo. O policial militar é um dos acusados do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista dela, Anderson Gomes, em março de 2018.
Fim do sigilo
No mesmo despacho, Moraes quebrou o sigilo de trechos do inquérito por meio do qual a Polícia Federal apura o crime. O conteúdo tornado público contém a delação premiada de Ronnie Lessa.
+ Assassino de Marielle diz que usou aplicativo para escapar da polícia após crime
“Diante de inúmeras publicações jornalísticas com informações e trechos incompletos dos vídeos relativos às declarações prestadas por Ronnie Lessa em acordo de colaboração premiada, torno públicos os Anexos 1 e 2 do referido acordo, bem como os vídeos a eles relacionados, conforme concordância da Polícia Federal, que apontou não existir mais necessidade do sigilo para as investigações. Os demais anexos permanecerão em sigilo”, justificou Moraes.
Sobre a transferência para Tremembé, o ministro determinou enfatizou a necessidade de “monitoramento das comunicações verbais ou escritas do preso com qualquer pessoa estranha à unidade penitenciária, inclusive com monitoramento de visitas”, enquanto as investigações continuarem.
Pedido da defesa
A transferência atende a pedido da defesa de Ronnie Lessa, que aponta a necessidade de recolhimento “em local destinado a presos sujeitos à situação especial de risco, no Complexo Penitenciário de Tremembé”. Ao acatar a solicitação, Moraes ressaltou que os benefícios previstos na colaboração premiada dependem da eficácia das denúncias feitas pelo réu.
Mas, segundo o ministro, essa contrapartida “não impede que, no presente momento, seja realizada, provisoriamente, a transferência pleiteada – enquanto ainda em curso a instrução processual penal”.
Presídio dos famosos
A Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, também conhecida como P2 de Tremembé, abriga detentos de casos de grande repercussão nacional, para segurança e privacidade dos presos. Por isso, acabou sendo chamada por muitos de "presídio dos famosos".
+ Termina isolamento de Robinho em Tremembé; veja o que muda na rotina do ex-jogador
Recentemente, foram transferidos para Tremembé o jogador Robinho, condenado por estupro, e o motorista do Porsche que se envolveu em um acidente que resultou na morte de um motorista de aplicativo, em São Paulo.
+ Presídio dos famosos: saiba quem são os criminosos que estão com Robinho em Tremembé
Entre os detentos mais conhecidos que seguem em Tremembé, e farão companhia para Robinho, estão Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos, Guilherme Longo, Roger Abdelmassih, Lindemberg Alves e Gil Rugai.