Agressões contra a avó e acusação de ser golpista: saiba quem é o motorista da Porsche que espancou idoso
Richard Henrique Julião foi flagrado em Praia Grande, litoral de São Paulo; vítima precisou ser levada para o hospital
![Imagem da noticia Agressões contra a avó e acusação de ser golpista: saiba quem é o motorista da Porsche que espancou idoso](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2Fporsche_idoso_d836818a53.jpg&w=1920&q=90)
Derick Toda
Procurado pela Justiça, o motorista da Porsche Richard Henrique Julião, que foi flagrado espancando um idoso de 78 anos em Praia Grande, no Litoral de São Paulo, tem uma longa ficha criminal com apenas 21 anos.
+ Polícia faz buscas para encontrar motorista de Porsche que agrediu idoso no litoral de SP
O SBT News apurou que Richard já respondeu criminalmente por violência doméstica e familiar contra a mulher em pelo menos dois casos: um contra a própria avó, em novembro de 2021, que inclusive tinha uma medida cautelar que o afastava dela, e outro em 2023, quando agrediu a ex-namorada grávida em um estabelecimento. Os dois processos judiciais estão em segredo de justiça.
Em outubro de 2023, ele foi alvo de um inquérito policial por associação criminosa, estelionato, lavagem de dinheiro e receptação. Na ocasião, Richard dirigia um Renault Kwid, sem habilitação, quando policiais militares tentaram abordar ele e um passageiro, no Itaim Paulista, zona leste da capital paulista.
Richard tentou fugir, houve uma perseguição e ele foi parado. De acordo com a investigação, a qual o SBT teve acesso, no porta-luvas do Kwid foram encontrados R$ 4.950 e três cartões em nome do passageiro.
Na abordagem, o homem confessou ser um laranja e que emprestava a conta bancária para Richard aplicar golpes no "mercado pago", oferecendo empréstimos a particulares que deviam pagar uma quantia que garantiria a liberação de um suposto empréstimo. De acordo com a investigação, a namorada de Richard também participaria do esquema.
Richard negou o envolvimento, alegando ser um trabalhador informal. A investigação foi relatada ao Ministério Público de São Paulo, que arquivou o caso em 2024 por falta de provas.
"Pobres" e "Paus no **"
![Richard Henrique Julião, de 21 anos, dirigia Porsche | Reprodução/Redes](https://sbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com/porsche_idoso_7d96842e74.jpg)
No dia 3 de janeiro deste ano, Richard começou a ser investigado por desacato envolvendo a mesma Porsche Cayman. Ele teria estacionado o carro de luxo sob a faixa de pedestres na Praia Grande.
+ Polícia investiga se ladrões que mataram ciclista em SP atiraram em motociclista horas depois
Segundo a investigação, a Guarda Civil Municipal (GCM) consultava a placa do carro, quando Richard questionou se eles "iriam multar".
Após os agentes pedirem a remoção do carro, Richard teria se alterado, "empurrado os integrantes da equipe, chamando-os de 'pobres', afirmando possuir dinheiro e influência", além de ter xingado os guardas de "paus no **".
Os agentes teriam borrifado spray de pimenta e conduzido Richard para o 2º Distrito Policial da Praia Grande, no Boqueirão, centro da cidade. Dessa vez, o Ministério Público designou uma audiência preliminar para ouvir Richard, que foi marcada para o dia 21 de maio. O caso está em andamento.