Agosto começa com passagem de massa de ar quente e temperaturas até 40ºC
Onda de calor afetará cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil
As baixas temperaturas estão com os dias contatos. Apesar de ainda estarmos no inverno, uma massa de ar quente e seco deve atingir grande parte do Brasil a partir desta quinta-feira (1º), aumentando as temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A previsão, segundo a MetSul Meteorologia, é que os termômetros registrem até 40ºC.
+ O que causa fogo no Pantanal? Qual o futuro do bioma?
No Oeste gaúcho, as tardes mais quentes devem ser registradas hoje e na sexta-feira (2), enquanto no Centro e no Noroeste do estado, entre hoje e sábado (3). Já na Grande Porto Alegre, as tardes de sexta e sábado devem ser as de maior temperatura, com máximas de 30ºC. Em outros municípios, os termômetros podem atingir 31ºC a 33ºC.
Em São Paulo, os primeiros dias de agosto devem ter mais calor no Oeste e no Norte do estado com máximas de 31ºC a 34ºC. No Sul e no Leste paulista, a temperatura subirá mais a partir do dia 4 de agosto, com marcas acima de 30ºC em pontos do litoral.
No Rio de Janeiro, a temperatura também terá uma escalada no começo de agosto. As máximas passam de 30ºC no fim de semana e aquece ainda mais entre segunda (5) e quinta-feira (8), inclusive com registros próximos ou acima dos 35ºC. O calor será ainda mais intenso no Mato Grosso, onde as tardes poderão registrar de 40ºC a 41ºC.