Publicidade
Brasil

Afoxé "Filhos de Gandhy" comemora 75 anos com homenagem a Caetano Veloso

Considerado um dos mais tradicionais do carnaval baiano, bloco desfilou nesta segunda-feira (12) no circuito Barra-Ondina

Imagem da noticia Afoxé "Filhos de Gandhy" comemora 75 anos com homenagem a Caetano Veloso
Publicidade

O quinto dia de folia em Salvador foi marcado pelo segundo desfile de um dos afoxés mais populares e tradicionais do carnaval baiano: o "Filhos de Gandhy", que, neste ano, comemora 75 anos de história.

A passagem do "tapete branco da paz" começou no domingo, levando toda sua magia para o circuito Barra-Ondina, com o cheiro do perfume de alfazema, as indumentárias, os turbantes e os famosos colares. Mas, antes da saída, do Pelourinho, os seguidores cumpriram o ritual do padê, pedindo licença ao orixá Exú, "Dono da Rua", para que abrisse os caminhos, e o bloco levasse para à avenida.

Neste ano, o afoxé celebra mais de sete décadas de tradição, resistência e brilho, com um tema que emocionou e encantou a todos: "Gandhy 75 anos - Beleza Pura, uma homenagem a Caetano Veloso". A ideia do bloco é relembrar toda a genialidade musical e a marcante influência do movimento tropicalista na história da arte brasileira.

Fundado em 1949, por um grupo de trabalhadores negros do cais do porto de Salvador, o afoxé "Filhos de Gandhy" emergiu como uma entidade afro-brasileira a desfilar no carnaval da cidade. Inspirado pela filosofia de não-violência de Mahatma Gandhi, o grupo propaga uma mensagem de paz, igualdade e resistência cultura, tornado-se uma das mais importantes manifestações artísticas do carnaval baiano.

Com mais de 6 mil homens na avenida, com os tradicionais turbantes na cabeça e o "tapete branco da paz", o afoxé fez o seu desfile pela Barra, deixando o seu axé e a mensagem de muita paz.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade