Aeroporto Santos Dumont, no Rio, suspende operações após vazamento de óleo na pista
Derramamento paralisou pousos e decolagens na manhã desta terça-feira (30); mais de 100 voos são cancelados

Isabella Antais
Caroline Vale
O Aeroporto Santos Dumont, na região central do Rio de Janeiro, suspendeu temporariamente suas operações na manhã desta terça-feira (30) devido a um vazamento de óleo na pista. A interrupção afetou pousos e decolagens, provocando atrasos nos primeiros voos do dia.
De acordo com informações do site oficial da Infraero, até o momento, 137 voos foram afetados. Do total, 68 foram de chegada, e 69 de partida.
Segundo a administradora do aeroporto, o incidente foi causado por um veículo de manutenção preventiva que circulava pela pista durante a madrugada. O óleo se espalhou nas proximidades da cabeceira, considerada uma “área crítica” por ser utilizada pelas aeronaves tanto no momento do pouso quanto na fase final da decolagem.
Equipes de manutenção continuam atuando na limpeza do local para garantir a segurança das operações. A Infraero informou que providências estão sendo tomadas para que “as operações sejam retomadas o mais breve possível”.
Além dos transtornos no Rio, os efeitos também atingiram outros estados. Em São Paulo, por exemplo, a Aena Brasil, responsável pelo aeroporto de Guarulhos, comunicou que cerca de 18 voos foram cancelados. Todos tinham como origem ou destino o Santos Dumont.
Em nota, a Latam Airlines Brasil lamentou o ocorrido e afirmou que os passageiros afetados serão realocados em outros voos disponíveis conforme normalização do aeroporto.
“A companhia orienta os passageiros a consultarem o status de seu voo na seção 'Minhas Viagens', em latam.com, antes de se dirigirem aos aeroportos”, diz um trecho da nota.
O que diz a Infraero?
"As operações de pouso e decolagem no Aeroporto Santos Dumont encontram-se suspensas em decorrência de vazamento de óleo na pista de um veículo durante manutenção preventiva, realizada no período noturno, quando não há operações no aeroporto.
As providências para limpeza e liberação da pista já foram tomadas, para garantir a segurança e para que as operações sejam retomadas o mais breve possível. O Notam (aviso aos aeronavegantes) já foi publicado."
Veja a nota da Latam na íntegra:
A LATAM Airlines Brasil informa que, na manhã desta terça-feira (30/09), alguns de seus voos de/para o Rio de Janeiro/Santos Dumont, precisaram ser alternados, atrasados ou cancelados devido ao fechamento da pista causado pelo vazamento de óleo por um carro de serviço, fato totalmente alheio ao controle da companhia.
Os passageiros serão realocados em outros voos disponíveis conforme a situação seja normalizada no local e também partindo do aeroporto Rio de Janeiro/Galeão. A companhia orienta os passageiros a consultarem o status de seu voo na seção 'Minhas Viagens', em latam.com, antes de se dirigirem aos aeroportos.
Por fim, a LATAM lamenta os transtornos causados e reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos.








