Publicidade

47% dos brasileiros já deixaram de comprar de marcas por desrespeito e discriminação, diz pesquisa

Boicote pode ocorrer por declaração infeliz ou um post equivocado nas redes sociais dessas empresas

47% dos brasileiros já deixaram de comprar de marcas por desrespeito e discriminação, diz pesquisa
Pesquisa mostra que 47% dos brasileiros já deixaram de comprar de marcas por desrespeito e discriminação | Reprodução/Canva
Publicidade

Uma pesquisa realizada pela Nexus e divulgada nesta quinta-feira (31) revela que 47% dos brasileiros deixaram de comprar produtos ou serviços de empresas que se viram envolvidas nos últimos dois anos em episódios de desrespeito ou discriminação. Os casos envolvem casos de racismo, homofobia ou desrespeito aos funcionários.

+ Novas regras do Pix começam a valer nesta sexta-feira; veja o que muda

Segundo o levantamento, que ouviu 2.006 pessoas entre 23 e 30 de setembro de 2024, quando se acrescentam fatores como falhas em compliance e posições políticas questionáveis, o número atinge 59%.

Para o CEO da Nexus, Marcelo Tokarski, o boicote pode ocorrer depois de uma declaração infeliz ou um post equivocado nas redes sociais dessas marcas. "Isso mostra o quanto a reputação de marcas e empresas precisa ser cuidada todos os dias, com planejamento e coerência. Caso contrário, o impacto no caixa da organização pode ser brutal", afirma.

Além do desrespeito, outros motivos de boicote incluem corrupção e fraudes (42%), impacto ambiental negativo (32%) e divergências políticas entre executivos e consumidores (26%). Pessoas com renda superior a 10 salários mínimos (82%) e a comunidade LGBTQIAPN+ (71%) estão entre os grupos que mais aderem ao boicote.

Brasileiros que nos últimos dois anos deixaram de comprar um produto ou serviço | Reprodução/Nexus
Brasileiros que nos últimos dois anos deixaram de comprar um produto ou serviço | Reprodução/Nexus

A pesquisa revelou que 19% dos brasileiros, além de boicotar, também criticam marcas nas redes sociais, expondo-as ao chamado "cancelamento digital".

Outros 40% simplesmente deixam de consumir, sem manifestar opiniões online. O levantamento destaca ainda que o comportamento dos consumidores é impactado por críticas que leem online, com 66% já tendo sido expostos a conteúdos de boicote e 70% deles agindo em resposta a essas críticas.

Reflexões para marcas e gestores

Para Tokarski, o estudo ressalta a relevância da gestão de reputação no cenário atual. "As empresas precisam estar atentas ao que é falado sobre elas. A reputação é o que as pessoas dizem quando você não está presente", diz.

Esses dados apontam para um cenário em que a imagem das empresas deve ser cuidadosamente gerida, especialmente em um ambiente digital propício ao retorno instantâneo do público e à mobilização do consumidor.

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

Pesquisa
empresas
Discriminação
Economia

Últimas notícias

Inluenciadora morre após ser arrastada por enxurrada em Uberlândia; veja vídeo

Inluenciadora morre após ser arrastada por enxurrada em Uberlândia; veja vídeo

Jhei Soares estava com o marido quando foi levada pela força das águas durante chuva forte; o casal saiu do carro ilhado e tentava chegar a um local seguro
Ônibus cai em ribanceira e deixa mortos e vários feridos em União dos Palmares (AL)

Ônibus cai em ribanceira e deixa mortos e vários feridos em União dos Palmares (AL)

Paulo Dantas, governador do estado, decretou três dias de luto por conta do acidente, que aconteceu na região da Serra da Barriga
Homem é morto por acidente pela polícia após ter casa invadida nos EUA

Homem é morto por acidente pela polícia após ter casa invadida nos EUA

Dono da casa foi baleado por um policial enquanto lutava contra o invasor, em Las Vegas
Falha elétrica causa princípio de incêndio em trem da ViaMobilidade em São Paulo

Falha elétrica causa princípio de incêndio em trem da ViaMobilidade em São Paulo

Imagens que circulam nas redes sociais mostram explosão no teto de um dos vagões, causando pânico entre os passageiros
Voo da American Airlines retorna a São Paulo após forte turbulência

Voo da American Airlines retorna a São Paulo após forte turbulência

Aeronave com destino a Miami teve que retornar ao Aeroporto Internacional de SP neste domingo (24) após incidente deixar um ferido; voo foi remarcado
Vídeo: Motorista embriagado foge da PM por cerca de meia hora em São Paulo

Vídeo: Motorista embriagado foge da PM por cerca de meia hora em São Paulo

Dirigindo um Fiat Uno, motorista foi perseguido por aproximadamente 15 quilômetros pela zona oeste da capital
Vítima de feminicídio na região da 25 de Março era dona de 4 lojas em São Paulo

Vítima de feminicídio na região da 25 de Março era dona de 4 lojas em São Paulo

Jane DomDoca, como era conhecida, ostentava viagens e carros de luxo nas redes sociais
Boas noites de sono podem melhorar a vida sexual de mulheres; entenda

Boas noites de sono podem melhorar a vida sexual de mulheres; entenda

Estudo norte-americano publicado na revista Urology encontrou uma associação entre os distúrbios do sono e disfunção sexual feminina
 Hezbollah lança 250 foguetes contra Israel e deixa 7 feridos

Hezbollah lança 250 foguetes contra Israel e deixa 7 feridos

Ataques deste domingo (24) são resposta a bombardeios contra o Líbano que mataram 29 pessoas no sábado; tensão na região aumenta com represália israelense
Proibir uso de celulares nas escolas é medida "urgente e necessária", diz relator na Câmara

Proibir uso de celulares nas escolas é medida "urgente e necessária", diz relator na Câmara

Renan Ferreirinha defende, porém, que os alunos possam portar dispositivos; expectativa é que parecer sobre projeto seja apresentado até o início de dezembro
Publicidade
Publicidade