Moradores de cidade no Pará fazem treinamento de emergência em hidrelétrica
Simulado é uma atividade de prevenção para evitar tragédias, como em Mariana e Brumadinho
Mayra Leal
Moradores da cidade de Tucuruí, no Pará, próxima a uma das maiores hidrelétricas do país, participaram de um treinamento de emergência. O simulado é uma atividade de prevenção para evitar tragédias, como em Mariana e Brumadinho.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ao ouvirem sirenes da usina hidrelétrica de Tucuruí, a segunda maior do Brasil, funcionários e moradores precisam deixar o local.
Em cada poste, 18 sirenes com alcance de mais de um quilômetro alertam trabalhadores e moradores das cidades de Tucuruí e Breu Branco - no entorno da hidrelétrica - de que é preciso buscar as rotas de fuga até um local seguro.
O teste ajudou a mapear possíveis dificuldades. "Essas pessoas têm que se deslocar para o ponto pré-estabelecido, onde vamos ver o tempo resposta, que tipo de pessoas que têm naquela casa, como analisamos, pessoas doentes, pessoas com dificuldade de locomoção", afirma o coronel Luís Claudio Farias, do Corpo de Bombeiros.
O treinamento preventivo faz parte da implantação do plano de ação de emergência da usina e está previsto em lei na Política Nacional de Segurança de Barragens.
"É uma simulação real do que pode vir a ocorrer, ver os pontos negativos pra a gente trabalhar nisso, para que se um dia isso acontecer todos saibam como agir, como se proteger, preservando todas as pessoas", afirma Antônio Pardauil, diretor-presidente da Eletrobras Eletronorte.