Feriado de chuva e temperatura amena
Nos estados da Regiao Sul a semana começa com tempo firme, mas há previsão de instabilidades e ventania para os próximos dias
Cristina Christiano
A mudança brusca de temperatura no final de semana, que fez os paulistanos retirarem os agasalhos do armário depois de uma semana de intenso calor, ainda predomina neste feriado do Dia da Consciência Negra, trazendo chuvas fracas e garoa que devem se alternar com períodos de melhoria ao longo do dia, segundo previsão do Centro de Gerenciamento de Emergência do Estado de São Paulo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Mesmo assim, o céu permanece com muita nebulosidade, impedindo a elevação significativa das temperaturas. Os termômetros variam entre mínimas de 17°C e máximas de 24°C.
Já na 3ª feira (21.nov), o sol aparece entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 18°C, enquanto as máximas podem chegar aos 30°C. No final do dia a chegada da brisa marítima aumenta a nebulosidade e favorece a ocorrência de chuvas na forma de pancadas isoladas de até moderada intensidade, porém de curta duração. A média de chuvas esperadas para a cidade de São Paulo durante o mês de novembro é de 150 mm. Até sábado já choveu 49 mm, ou 33% do volume previsto para o período.
Segundo a Climatempo, nesta semana a situação volta a preocupar os estados da Região Sul e há previsão de mais chuva e ventania para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As instabilidades ganham força nos próximos dias e o potencial para transtornos aumenta.
A semana até começa sob atuação de uma massa de ar seco que deixa o tempo firme desde o centro-sul do Paraná, até o estado gaúcho. As temperaturas voltam subir no interior da Região e a umidade relativa do ar tende a ficar mais baixa, podendo atingir valores inferiores a 30%.
A mudança no tempo começa a partir desta terça-feira (21). A atuação de uma baixa pressão no Paraguai e a circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera, reforça a entrada de umidade no interior do Paraná, no oeste e sul de Santa Catarina e há previsão de alguns temporais isolados todas as regiões catarinenses, especialmente entre a tarde e a noite.
No Paraná, a chuva chega no final da tarde, mas ainda de maneira bem irregular. A situação é mais preocupante no Rio Grande do Sul! A chuva pode começar desde cedo, intercalando períodos de melhora, mas ganha intensidade no meio do dia, com risco de temporais e ventos que podem chegar aos 70 km/h.