Publicidade
Brasil

Enem 2023: Inep vai divulgar o gabarito oficial nesta 3ª feira (14.nov)

Edital previa a divulgação somente no dia 24. Resultado final, com as notas de cada candidato, sairá em 16 de janeiro de 2024

Imagem da noticia Enem 2023: Inep vai divulgar o gabarito oficial nesta 3ª feira (14.nov)
Gabarito do Enem sairá nesta 3ª feira -
• Atualizado em
Publicidade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou que o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) será divulgado às 19h desta 3ª feira (14.nov), e não mais no dia 24, como estava previsto no edital. O gabarito oficial trará as respostas das quatro provas objetvias: linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza. Uma questão da prova realizada neste domingo (12.nov) será anulada porque já foi usada em uma edição passada do exame.

+ Leia mais notícias do SBT News

Já o resultado final do Enem, com as notas em cada uma das provas e da redação, será divulgado apenas no dia 16 de janeiro de 2024.

Ao contrário de muitos vestibulares, a nota do Enem não é a soma de quantas questões o candidato acertou. Os corretores do Enem adotam a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para chegar à nota final. A tese, aplicada em cada área da prova (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática, é calculada a partir de uma escala, que é como uma régua que mede o nível de conhecimento do participante.

O desempenho médio dos candidatos encontra-se no meio dessa régua, os 500 pontos. Dessa forma, as questões da prova ocupam uma posição diferente, de acordo com o nível de dificuldade. Nesse sentido, as perguntas situadas abaixo de 500 têm um nível de dificuldade menor para a maioria dos estudantes e as acima de 500, maior.

"O método busca priorizar a coerência no desempenho dos estudantes. Se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente 'chutou' as respostas. Por isso, terá uma nota inferior à de um estudante que acertou o mesmo número de questões consideradas mais fáceis, mas errou as mais complexas. Assim, duas pessoas que fizeram a mesma edição do Enem e tiveram número igual de acertos podem ter notas diferentes", explica o MEC.

A nota da redação, por sua vez, não é calculada pelo TRI. Os textos são corrigidos um a um por milhões de avaliadores. Cada um recebe até 200 redações por dia, com o compromisso de analisar mais de 150 textos a cada três dias. A cada 50 redações, o corretor recebe duas já avaliadas por uma equipe de especialistas, usadas para analisar o desempenho do corretor.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade