Publicidade
Brasil

Temperatura acima de 40ºC: Inmet emite alerta para onda de calor nos próximos dias

Massa de ar quente atingirá Centro-Oeste e Sudeste até 6ª feira (10.nov) e se ampliará pelo país na próxima semana

Imagem da noticia Temperatura acima de 40ºC: Inmet emite alerta para onda de calor nos próximos dias
Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a atuação de uma forte onda de calor no decorrer dos próximos dias. O aviso meteorológico especial de nível amarelo, que significa perigo potencial, abrange áreas do Centro-Oeste e Sudeste do país e é válido até, pelo menos, a próxima 6ª feira (10.nov).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo o Inmet, a principal atuação da onda de calor se dará pelo interior das regiões, onde as temperaturas deverão ficar 5ºC acima da média pelo período de dois a três dias consecutivos. Em alguns municípios, principalmente dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, os termômetros devem registrar máximas acima de 42°C.

 Mapa de calor para 6ª feira (10.nov) | Divulgação/Inmet

A avaliação é que o forte calor deverá continuar, pelo menos, até meados da próxima semana. A área de abrangência do fenômeno, no entanto, deve sofrer alterações. A partir de sábado (11.nov), a massa de ar quente deve se ampliar pelo país, fazendo com que as altas temperaturas sejam alcançadas em mais áreas.

O mesmo é previsto pelo MetSul, que alertou para temperatura muitíssimo acima da média no Centro do Brasil nos próximos dias. "Os valores de temperatura que devem ser alcançados na próxima semana e ao redor da metade deste mês no Centro do Brasil podem ser absurdamente elevados e em níveis jamais vistos em centenas a milhares de cidades brasileiras com quebra de enorme número de recordes", disse.

Em meio ao cenário, o centro de meteorologia advertiu para perigo à saúde, sobretudo para pessoas vulneráveis, como enfermos e idosos. A recomendação é manter a hidratação, usar roupas leves e utilizar protetor solar para se proteger de queimaduras solares. Também é orientado que as pessoas não fiquem em carro estacionado sob o sol.

+ 2023 está a caminho de ser o ano mais quente já registrado, dizem cientistas

Em caso de insolação, que ocorre devido ao superaquecimento do corpo, geralmente causado pela exposição prolongada ou esforço físico em altas temperaturas, a recomendação é colocar os pés para o alto e usar bolsas de gelo nas axilas, atrás da nuca e na virilha. Refrescar o corpo com uma esponja ou pulverizando água também pode ajudar, assim como o consumo de bebidas geladas. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade