Publicidade
Brasil

Ação da Marinha em portos do RJ e de SP começa nesta 2ª feira

A GLO do Mar visa impedir o fluxo de armas e de drogas pelas principais vias de acesso do crime organizado

Imagem da noticia Ação da Marinha em portos do RJ e de SP começa nesta 2ª feira
Marinha
• Atualizado em
Publicidade

A atuação dos militares da Marinha do Brasil nos Portos do Rio de Janeiro, de Itaguaí (RJ) e de Santos (SP), começa nesta 2ª (6.nov). As ações fazem parte da GLO do Mar (Garantia da Lei e da Ordem) e vão até o dia 03 de maio de 2024. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

As atuações visam combater o tráfico de drogas e de armas, com medidas de prevenção e repressão ao crime organizado. Elas têm por base o Decreto 11.765 de 01/11/23, assinado pelo Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. Os militares vão atuar nas fronteiras, portos e aeroportos, em articulação com órgãos de Segurança Pública em cada localidade. A GLO confere poder de polícia aos militares para atuarem nessas áreas. Serão empregados 1.900 militares e 120 veículos da força naval, entre eles carros-anfíbio, navios patrulha e viaturas blindadas, entre outros. Vão participar das operações 1.100 fuzileiros navai: 750 nos portos do estado do Rio de Janeiro e 350 em Santos. 

Diferencial

Os militares da Marinha já atuam nos portos mas fazendo principalmente inspeções navais, que têm caráter administrativo. Com a GLO, a Força Naval poderá usar tropas. De acordo com o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, a GLO altera significativamente o papel da Força nessas áreas. "No que tange aos portos, a lei complementar nos confere uma atuação limitada ao apoio logístico, de inteligência, comunicação e instrução. Então, para que ocorra o emprego de tropas nessas áreas é necessário um decreto de GLO", explica o Comandante da Marinha. 

As localizações destes portos e a funcionalidade logística que eles têm criam um corredor para o fluxo de mercadorias, atraindo a atenção de organizações criminosas interessadas no comércio ilegal de armas e drogas, avaliam os oficiais. Também haverá ações nas Baías de Guanabara e de Sepetiba, ambas no estado do Rio de Janeiro, e nos acessos marítimos ao porto de Santos. Os trabalhos serão articulados com orgãos de Segurança Pública como a Polícia Federal. Os militares permanecerão embarcados e contarão com o emprego de cães farejadores. 

Canino

Confira abaixo video oficial da Marinha do Brasil com o embarque dos Fuzileiros. 

Leia também 

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade