Lula divulga vídeo se exercitando cerca de um mês após cirurgia de quadril
"Quando completar 8 semanas, vou poder voltar a viajar pelo Brasil", disse o presidente, que realizou procedimento para tratar uma artrose
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou em suas redes sociais, nesta 6ª feira (03.nov), um vídeo praticando exercícios de reabilitação e chutando bola. No dia 29 de setembro, ele realizou um procedimento para tratar uma artrose no quadril direito.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O que importa é que está fazendo 5 semanas que eu realizei minha cirurgia. Eu já estou fazendo 15 minutos de esteira, já estou fazendo perna, braço, panturrilha, alongamento", disse Lula, em vídeo
Lula ainda explicou que quando completar 8 semanas da cirurgia, poderá retomar suas viagens presidenciais. "Uma demonstração que quando fizer oito semanas que eu fiz a cirurgia, eu vou estar intacto, perfeito para voltar a jogar bola, para voltar a correr, voltar a viajar pelo Brasil".
Em breve de volta aos campos e chutando com as duas pernas. Bom dia. ?? #Fitness
? Lula (@LulaOficial) November 3, 2023
? @ricardostuckert pic.twitter.com/p9s1xOjIMS
SOBRE A CIRURGIA FEITA PELO PRESIDENTE
O presidente se queixa de fortes dores no quadril há meses e já havia passado por procedimentos para diminuir os incômodos, como infiltrações e uma denervação percutânea - quando os nervos transmissores da dor são anestesiados.
A cirurgia feita em Lula é uma artroplastia total do quadril, quando tanto a cabeça do fêmur quanto o acetábulo - uma cavidade na bacia - são substituídos por próteses.
Realizada sob anestesia - que pode ser geral ou raquianestesia, quando o paciente fica acordado e não sente nada da cintura para baixo - a cirurgia dura cerca de duas horas. É feita uma incisão no quadril, que dará acesso à articulação do paciente, e a cabeça do fêmur é retirada.
Segundo o ortopedista, uma "taça" é colocada dentro do acetábulo e ela é encaixada na nova cabeça femoral. As próteses podem ser de metal, polietileno ou cerâmica e, dependendo da preferência do cirurgião, pode ser utilizado cimento ósseo.
A cirurgia aconteceu no Hospital Sírio-Libanês de Brasília. A escolha de fazer o procedimento na capital do país e não em São Paulo, onde está sua equipe médica, se deu pelo risco de uma trombose após viagens de avião.
De acordo com o médico ortopedista Marcos de Camargo Leonhardt, especialista em cirurgia do quadril e artroplastias do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, os riscos mais imediatos relacionados à artroplastia total do quadril são os de sangramento e de infecção. Uma rejeição das próteses é improvável.
Segundo a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, o paciente é capaz de retomar a maioria das atividades normais dentro de 3 a 6 semanas.
Para auxiliar na recuperação, de acordo com Leonhardt, é necessária muita fisioterapia, que pode durar até 6 meses depois da cirurgia. E a dor?
"A dor da artrose some. O que fica é uma dor pela manipulação cirúrgica, que geralmente é menor que a dor prévia, e com a progressão da fisioterapia tende a sumir rápido", destaca o ortopedista.