RS e SC voltam a ter chuvas fortes com risco de enchentes nesta semana
Nova onda de temporais acontece devido ao centro de baixa pressão térmico entre Argentina e Paraguai
Camila Stucaluc
Os moradores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina devem ficar em alerta nesta semana. Segundo previsão da MetSul Meteorologia, os estados voltarão a ter novos episódios de chuva volumosa a partir desta 2ª feira (16.out), que podem registrar marcas acima de 100 mm em algumas localidades, com risco de enchentes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A nova onda de temporais acontece devido ao centro de baixa pressão térmico entre o Norte da Argentina e o Paraguai, que afeta o sul do Brasil, além do deslocamento da própria frente fria. A chuva virá com muitos raios em algumas regiões dos estados e com risco de temporais isolados, seja de vento forte ou de granizo.
No Rio Grande do Sul, a instabilidade maior ocorre hoje e na 3ª feira (17.out). Devem ser esperados marcas acima de 100 mm em vários municípios, mas com acumulados até de 150 mm a 200 mm. A principal preocupação é com os rios Uruguai e Jacuí, que, devido ao grande volume de chuva, podem transbordar e provocar inundações.
"A MetSul adverte que os volumes de chuva excessivos, de 100 mm a 200 mm em várias cidades, podem trazer alagamentos, inundações repentinas, subida de arroios e córregos, e cheias de rios. Áreas de relevo ainda podem ter deslizamentos de terra e quedas de barreiras, afetando rodovias", alertou o órgão meteorológico.
+ Temporais em SC deixam 60 cidades em situação de emergência
Os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina vêm sofrendo com fortes chuvas desde setembro, resultando em vários casos de alagamentos. Os incidentes já provocaram a morte de 49 pessoas no Rio Grande do Sul e de quatro, em Santa Catarina. Em meio ao cenário, dezenas de cidades decretaram situação de emergência, enquanto as autoridades pediram auxílio ao governo federal.