Publicidade
Brasil

Chuva deixa 46 municípios de Santa Catarina em situação de emergência

Há registros de inundações, deslizamentos de terra e granizo em pelo menos 93 cidades catarinenses, segundo a Defesa Civil

Imagem da noticia Chuva deixa 46 municípios de Santa Catarina em situação de emergência
chuva em santa catarina
• Atualizado em
Publicidade

Ao menos 46 municípios de Santa Catarina decretaram situação de emergência, neste sábado (07.out), devido às fortes chuvas que atingem a região. Segundo a Defesa Civil, há registros de inundações, deslizamentos de terra e granizo, que provocaram estragos em residências, estradas e centros urbanos de pelo menos 93 cidades catarinenses.

A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada deflagrou a 'Operação Ânimo Forte', mobilizando militares, viaturas e embarcações para atuarem no socorro e deslocamento de moradores de áreas afetadas pelos temporais.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Conforme o Governo do Estado, equipes atuam, desde a 3ª feira (03.out), no auxílio da população e monitoramento das condições meteorológicas e estruturais. Santa Catarina ainda está sob alerta para altos volumes de chuva nos próximos dias. Há ainda previsão de raios, rajadas de vento e mais granizo.

O fenômeno desta semana provocou a morte de uma pessoa, no município de Rio do Oeste, e deixou outra ferida, em Timbó.

No fim da tarde deste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, pelas redes sociais, sobre a situação no estado. Em sua conta oficial no X (antigo Twitter), o petista destacou a atuação do Governo Federal junto aos Executivos estadual e municipal para prestar suporte à população local, compartilhando uma postagem do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT-AP).

"Hoje, as chuvas atingem fortemente Santa Catarina. O país está solidário e o governo federal está atento para atuar em mais essa emergência", escreveu Lula.

O petista informou ainda que a Defesa Civil já foi acionada para "lidar com os eventos climáticos extremos", os quais relacionou com o avanço das mudanças climáticas. "Seguimos firmes para conter os avanços das mudanças climáticas e garantir uma vida digna para todas as pessoas", concluiu o presidente.

+ Lula comenta chuvas em Santa Catarina: "governo federal está atento"

O ministro Waldez Góes, por sua vez, afirmou já estar em contato com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL-SC), e com o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (PSD-SC), para "iniciar prontamente os esforços de suporte do governo federal ao Estado" de modo a amenizar os efeitos das chuvas na região.
 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade