Poder Expresso: Senado limita poderes do STF; Barroso reage
O Poder Expresso desta 4º feira (4.out) também repercute os anúncios da Copa do Mundo de 2030
SBT News
O Poder Expresso desta 4º feira (4.out) repercute a regulação to do mercado de carbono que foi aprovada no Senado Federal. A proposta passou na Comissão de Meio Ambiente do Senado e agora vai para a Câmara. Aprovado por unanimidade, o texto é uma das prioridades do governo para o segundo semestre.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O programa também trata da declaração do ministro Luíz Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), de que não vê "razão para mudanças na composição e no funcionamento" da corte.
O Congresso tem pautado a ideia de instituir um mandato com prazo fixo para o cargo de ministro do STF, principalmente após as recentes decisões da Corte com relação aos temas de costumes, como o marco temporal de terras indígenas e o debate acerca da descriminalização da maconha. Barroso declarou não ver essa proposta "com simpatia".
O Poder Expresso também traz atualizações sobre a seca severa que atinge a região Norte do país. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), e vários representantes do governo federal visitam Manaus (AM) nesta 4ª. A seca atinge 58 municípios do estado, além de locais no Acre e em Rondônia, afetando cerca de 500 mil pessoas.
Também estão na pauta do Poder Expresso: 35 anos da Constituição Federal; relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8/1 será lido no dia 17 de outubro; e saiba as expectativas para a Copa do Mundo 2023.
*Estagiária sob supervisão de Gabriella Furquim