Publicidade
Brasil

Círio de Nazaré é aberto oficialmente com missa e show musical

Basílica foi iluminada, em Belém, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da região amazônica

Imagem da noticia Círio de Nazaré é aberto oficialmente com missa e show musical
missa
• Atualizado em
Publicidade

Uma missa celebrada pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, abriu, oficialmente, a festa do Círio de Nazaré, nesta terça-feira (3.out), em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. A antiga peregrinação de fé está na sua edição de número 231.

São esperados mais de dois milhões de participantes nas 14 romarias, que terão o ponto alto no próximo final de semana (7 e 8.out), quando a imagem da santa será carregada em meio à multidão. Após a missa, o público pode assistir a apresentações musicais na concha acústica da Praça do Santuário.  

A celebração tem origem no século XVIII, quando um homem de nome Plácido encontrou a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré às margens de um riacho. Ele levou a imagem para casa e a colocou em um altar improvisado. De acordo com a lenda, no outro dia a imagem havia desaparecido. Foi depois encontrada novamente no mesmo lugar, na beira do rio, e de novo foi levada para a casa de Plácido. Aquilo se repetiu por várias vezes, até que, entendendo que a santa queria continuar ali, ele construiu um altar no local da descoberta.

Na romaria, os fiéis precisam encostar a mão numa das cordas que sustentam o altar de Nossa Senhora, o que resulta em um mar de gente tentando se aproximar da imagem da santa. 

Peregrinação

Além dos fiéis paraenses, a rede hoteleira de Belém prevê a chegada de 80 mil turistas de todo o país e também do exterior. O papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes do Círio. Ele reforçou que o povo católico pode recorrer à intercessão da santa porque ela não deixará de ouvir o clamor dos desesperados.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade