Uso excessivo do celular pode provocar dores na coluna, alertam especialistas. Saiba como evitar
Conhecida como "text neck", a síndrome do pescoço de texto é uma nova doença da coluna vertebral
Entre os benefícios da vida moderna está a possibilidade de resolver problemas com um simples clique. Considerado a maior inovação dos anos 2000, o smartphone ocupa um terço do tempo que os brasileiros passam acordados, segundo estudos. São mais de 5 horas e 30 minutos diários na tela, inclusive na cama.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial tem, teve ou terá dores nas costas provocadas por problemas de postura errada. No Brasil, os dados também são alarmantes: cerca de 30% da população do país apresenta algum caso de dor crônica na coluna. O celular é um dos motivos.
A praticidade trazida pelo aparelho pode custar caro à saúde, como alerta a fundadora da clínica AcolheDOR, Cristina Flávia. "Quando abaixamos a cabeça, o peso sobre a musculatura cervical aumenta em até três vezes, chegando a 36 quilos, dependendo da posição. A sobrecarga pode causar de dores leves no pescoço a uma perda de sensibilidade e dores que vão até as mãos", explica a profissional atuante na medicina da dor. No curso prazo, a postura inadequada e o uso excessivo de celular se relaciona mais a dores musculares, mas pode evoluir e acelerar processos degenerativos na coluna.
"Sabemos como é difícil diminuir o uso do celular, mas o exagero no manejo de smartphones, associado à postura inadequada, faz com que exista a necessidade de novos cuidados com o corpo", complementa Cristina Flávia.
Também conhecida como "text neck", a síndrome do pescoço de texto ou 'pescoço tecnológico' é uma nova doença da coluna vertebral, causada principalmente pelo uso excessivo de celulares e dispositivos móveis.
Com o avanço de problemas de saúde relacionados à tecnologia, especialistas já adotam protocolos específicos para tratar as dores físicas e distúrbios emocionais resultantes do uso do smartphone. "A medicina da dor consegue dar mais qualidade de vida às sociedade, além de resolver problemas que, muitas vezes, a medicação comum não resolve. Por isso, além de procedimentos e medicação manipulada, o tratamento deve ser individualizado para cada paciente", finaliza.
Confira abaixo dicas para prevenir dores na coluna por uso do celular
- Levante a cabeça: o ideal é que o maxilar forme um ângulo de 90 graus com o pescoço. Ao invés de se abaixar para olhar o celular, levante o aparelho levemente abaixo da altura de seu rosto.
- Mantenha os braços apoiados em uma superfície estável
- Alongue-se: de duas a três vezes por dia, faça exercícios de alongamento para aliviar a tensão no pescoço
- Fortaleça seus ombros: exercícios de pilates e ioga são excelentes para fortalecer os ombros e a região da cervical. Músculos fortes são menos suscetíveis a problemas de postura e dores.
- Caminhe: a caminhada, corrida e outras atividades aeróbicas, se praticadas com frequência, ajudam a melhorar a postura.
- Dores: se você sente dores fortes na região do pescoço e cervical, procure um médico especialista. Só ele terá condições de avaliar sua necessidade.