Observatório dos Direitos Humanos é criado para incentivar políticas públicas
Iniciativa do MDHC visa impulsionar ações para cidadãos mais vulneráveis
Cristiane Ferreira
A partir desta 2ª feira (18.set), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) conta com um novo repositório de dados e informações referentes a públicos considerados prioritários para as ações do governo, como idosos, crianças, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade e a população LGBTQIA+.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Observatório Nacional de Direitos Humanos (ObservaDH) foi criado atavés de uma portaria e irá estabelecer metas e objetivos para que os órgãos se unam ao MDHC na promoção de ações específicas para os grupos específicos, tendo como base dados levantados através do censo, de pesquisas e de amostras realizados através do Disque 100, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.
O objetivo principal da criação do ObservaDH é buscar uma unidade na governança das políticas públicas e utilizar o seu repositório como ponto de partida para os planejamentos. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) será o responsável por realizar estudos sobre a execução das iniciativas e políticas públicas idealizadas a partir do observatório.