Próximos dias devem ter temporais no Rio Grande do Sul
Ao longo da semana, uma área de baixa pressão atmosférica vai atuar sobre o território gaúcho
Guilherme Resck
Um boletim meteorológico da Sala de Situação do governo do Rio Grande do Sul aponta que, entre esta 2ª feira (11.set) e 6ª feira (15.set), há risco de tempo severo em grande parte das regiões do território gaúcho.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No período, os volumes de chuva podem variar entre 100 milímetros e 200 milímetros nas regiões Sul, Campanha, Oeste, Centro, Sudeste, Leste e Noroeste e ultrapassar 250 milímetros em alguns locais. Há ainda risco alto para queda de granizo, descargas elétricas e vento forte.
Ao longo da semana, uma área de baixa pressão atmosférica vai atuar sobre o Rio Grande do Sul e se intensificar com o fluxo de umidade da Amazônia e com a aproximação de uma frente fria.
Entre hoje e 3ª feira (12.set), há risco de tempo severo na Metade Sul, com chuva forte e temporais. Os volumes ficarão em torno de 40 milímetros/dia a 100 milímetros/dia em alguns locais da região.
Ainda conforme o boletim da Sala de Situação, na 4ª feira (13.set), as instabilidades vão se espalhar pela maioria das regiões do território gaúcho, como novo risco de temporais isolados. As chuvas volumosas persistirão na Metade Sul e vão se espalhar para a região dos Vales e Leste. Na Metade Sul e no Centro, os acumulados vão variar entre 50 milímetros/dia e 80 milímetros/dia, chegando a 150 milímetros/dia na Campanha e no Sul. Na Metade Norte, variarão entre 20 milímetros/dia e 30 milímetros/dia. Chegarão aos 50 milímetros/dia nos Vales e Leste.
Já na 5ª feira (14.set), vai permanecer a condição para chuva moderada a forte com vento, principalmente na Metade Sul e nas regiões Vales, Noroeste, Norte, Leste e Nordeste. Ao longo do dia, os volumes acumulados devem ficar entre 20 milímetros/dia e 50 milímetros/dia nas regiões Vales, Leste e Nordeste, chegando aos 90 milímetros/dia no extremo Nordeste, nos Campos de Cima da Serra e no Litoral Norte. Não são descartados transtornos associados aos temporais isolados e aos acumulados elevados.
Na 6ª feira (15.set), o fluxo de umidade do oceano manterá as chuvas persistentes nas regiões Leste e Nordeste entre a madrugada e a manhã.
Veja também: