Desfile de 7 de setembro termina com apresentação da Esquadrilha da Fumaça
Aeronaves Super Tucano, da FAB, realizaram uma série de manobras no céu de Brasília
Guilherme Resck
O desfile cívico-militar do 7 de setembro em Brasília terminou, às 11h05, logo após a Esquadrilha da Fumaça fazer sua tradicional apresentação. Nesta, aeronaves Super Tucano realizaram uma série de manobras no céu da cidade, incluindo looping, cruzamento e giro simultâneo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em manobras criadas pela Esquadrilha, aviões chegaram a sobrevoar de cabeça para baixo. Próximo à Tribuna Presidencial, na Esplanada dos Ministérios, um narrador indicava quais movimentos estavam sendo feitos ao público e às autoridades, e música tocava para animar a apresentação; foi possível ouvir Two Minutes to Midnight, do Iron Maiden, Faint, do Linkin Park, e Smooth Criminal, de Michael Jackson, entre outras.
Populares acompanharam a apresentação também do gramado no centro da Esplanada. Nas arquibancadas, o público aplaudiu. Encerrada a apresentação, o comandante do desfile, General Carmona, na viatura blindada Guarani, foi para a frente da Tribuna de Honra para se apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por término da cerimônia.
Quando Lula saía, depois, populares entoaram "olê, olê, olá, Lula, Lula" e "Lula, guerreiro do povo brasileiro", de arquibancadas diferentes. O presidente acompanhou todo o evento. Em entrevista a jornalistas depois que este acabou, o ministro da Defesa, José Múcio, que também acompanhou da Tribuna Presidencial, disse que, nos anos anteriores, o desfile cívico-militar do 7 de setembro em Brasília teve uma conotação política muito forte, mas neste ano isso não ocorreu.
"As pessoas vieram, nos prestigiaram, foi muita gente, vibraram, participaram, foi como nós queríamos, só temos a agradecer", afirmou. Questionado se o evento de 2023 marca um novo momento do governo, de pacificação com as Forças Armadas, Múcio pontuou: "Este momento já existia, talvez não tão público assim. Mas já há uma harmonia que está muito presente. Estão todos servindo ao país".
Leia também: