Preços baixos reduzem expectativas de produtores de milho em Mato Grosso
Valor de venda do cereal e aumento no custo da produção levaram à redução da área plantada no estado
Raissa Lomonte
A safra de milho 2023/2024 em Mato Grosso deve ter um recuo de 2,81% na área plantada, chegando a 7,28 milhões de hectares, segundo estudo do Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Entre os fatores para a redução está o preço do cereal e o aumento no custo de produção, fatores que levaram o produtor rural a ser mais cauteloso e investir menos na lavoura de milho.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em relação a produtividade, o Imea estima 103,70 sacas por hectare, com uma produção final de 45,30 milhões de toneladas. O total é 13,76% menor do que na safra 2022/2023.
Em entrevista ao SBT Agro, a gestora de desenvolvimento regional do Imea, Vanessa Gasch, explica os dados que foram levados em consideração.
"O milho aqui no estado já está abaixo do preço mínimo há pelo menos três meses. O milho roda na casa dos R$ 33 a saca, às vezes mais baixo. Esse preço da safra 2023/2024 no estado já não cobre mais o custo de produção no Mato Grosso. Isso tem desestimulado os produtores, gerado uma insegurança quanto a safra. Em função desse cenário, o Imea tem essa redução na primeira estimativa", explica.
Ela lembra ainda que as estimativas são preliminares e podem oscilar uma vez que ainda há interferência do clima, pragas e valor dos insumos para produção. A área pode ser revisada nos próximos meses.