1º caso de raiva é registrado em 40 anos na cidade de São Paulo
No estado, último caso da variante canina da doença ocorreu em 1998 em Avanhandava, disse Instituto Pasteur
SBT News
A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo informou, nesta 3ª feira (05.set), que foi notificado o 1º caso de raiva em 40 anos na cidade, na região do Butantã, zona oeste da capital paulista. A notificação foi feita pelo Instituto Pasteur, entidade ligada ao governo estadual que pesquisa sobre a doença. Último caso na cidade foi registrado em 1983.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com o Instituto, as pessoas que tiveram contato com o cão foram orientadas a procurar atendimento médico para avaliação. O Estado também acionou a Vigilância Municipal para que seja realizada a investigação epidemiológica e demais ações em relação às medidas de controle e prevenção na região onde o animal foi resgatado.
No estado, último caso de raiva de variante canina foi registrado no ano de 1998 na cidade de Avanhandava, no interior de São Paulo.
A Secretaria informou que desde o início do ano, até julho, foram vacinados contra raiva 155.560 animais, sendo 97.666 cães e 57.894 gatos pelo Sistema Municipal de Vigilância.
SOBRE A RAIVA
Segundo o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.
Alguns dos sintomas são mal-estar geral, dor de garganta, naúseas, cefaléia e sensação de angústia.