Ciclone mata cinco no RS e deixa mais de 200 desalojados; SC registra uma morte
Estado do RS segue em alerta vermelho para altos volumes de chuva até a manhã desta 3ª feira
Ao menos 215 pessoas ficaram desalojadas no Rio Grande do Sul devido ao temporal que atingiu o estado na 2ª feira (4.set). O número de óbitos, por sua vez, chegou a cinco. Segundo a Defesa Civil, o estado segue em alerta vermelho para altos volumes de chuva até esta 3ª feira (5.set). Em Santa Catarina, um homem morreu após ter o carro atingido por uma árvore.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Até o momento, as cidades com maior volume acumulado de chuva em 72 horas são Passo Fundo (291,6 mm), Água Santa (221,6 mm), Ijuí (217,6 mm), Entre-Ijuís (207,4 mm) e Vacaria (202,2 mm). Durante a madrugada, enchentes atingiram o vale do Taquari, onde os moradores precisaram se refugiar nos telhados até serem resgatados por barcos.
O cenário não foi diferente em Porto Alegre. A chuva superou os 100 mm na capital, provocando uma série de transtornos como quedas de árvores, alagamentos e deslizamentos. Moradores ficaram ilhados pelas águas em alguns bairros.
+ 44 municípios do Rio Grande do Sul são afetados por temporais
Os volumes excessivos de chuva no Rio Grande do Sul são consequência da influência de uma área de baixa pressão com rio atmosférico que traz grande quantidade de umidade. Esse cenário, conforme análise do MetSul, foi reforçado pelo avanço de uma frente fria, que favoreceu uma intensa instabilidade com muitas descargas e chuva.
Massive #floods due to heavy rains in Nova Bassano of Rio Grande do Sul, #Brazil ?? (04.09.2023) pic.twitter.com/7LN7W8Z2pJ
? When Disaster Occur (@DisasterStats) September 5, 2023
Cidade de Roca Sales, Rio Grande do Sul debaixo da água. Assim como muitas outras cidades do nosso estado. E a chuva não dá trégua. pic.twitter.com/VLTafYTRWG
? milton closs (@miltoncloss) September 5, 2023