Máquinas da indústria no país estão desatualizadas, diz CNI
Pesquisa mostra que máquinas duram em média 14 anos; quase 40% se aproximam ou ultrapassaram ciclo de vida
SBT News
Máquinas da indústria brasileira estão desatualizadas, e 38% delas se aproximam ou já ultrapassaram o ciclo de vida recomendado pelos fabricantes. É o que informa pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta 3ª feira (25.jul).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o levantamento, as máquinas têm, em média, 14 anos. A pesquisa levou em conta equipamentos utilizadas na indústria extrativa e na indústria de transformação, com a consulta a quase duas mil empresas entre os setores.
A CNI destaca que o uso de máquinas antigas afeta a competitividade da indústria e existem gastos com manutenção, além de dificuldade para conseguir equipamentos de reposição.
"Mesmo que seja possível reformar as máquinas e os equipamentos antigos para incorporar tecnologias digitais, como as tecnologias da Indústria 4.0, à medida que a defasagem aumenta o processo se torna mais desafiador e oneroso devido a incompatibilidades com novos sistemas operacionais", diz Maria Carolina Marques, gerente de Estratégia e Competitividade da CNI.
Veja gráfico com os períodos de fabricação de equipamentos na indústria: