Exposição marca os 150 anos do 'pai da aviação', Santos Dumont
Em um ambiente cenográfico será possível ver objetos pessoais e itens históricos do aeronauta brasileiro
David Trindade
A exposição está em exibição no Farol Santander São Paulo, antigo prédio do Banespa (Banco do Estado de São Paulo), para celebrar o legado de um dos maiores pioneiros da aviação: Alberto Santos Dumont. Completando 150 anos desde o seu nascimento, esta mostra mergulha nos feitos do "Pai da Aviação", destacando sua vida no Brasil e suas criações e experimentos em Paris, a cidade que o acolheu e estimulou seu palco de experiências e demonstrações.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Um dos destaques é a réplica em tamanho real do avião 14 Bis, o emblemático biplano que entrou para a história como a primeira aeronave homologada a realizar um voo controlado e tripulado no mundo. A réplica do 14 Bis é uma verdadeira obra de arte da engenharia, pesando 150 kg e medindo impressionantes 9,6 metros de comprimento por 11,7 metros de envergadura e 3,72 metros de altura na extremidade das asas.
Na exposição "Santos Dumont - O poeta inventor", os visitantes também terão a oportunidade de explorar outras inovações e inventos revolucionários de Santos Dumont, como: modelos interativos de outras aeronaves, fotografias históricas e artefatos originais que compõem um ambiente que retrata a genialidade e visão futurista do pioneiro da aviação.
O evento vai estar disponível até o dia 15 de outubro, de segunda a domingo, das 09h às 20h, na rua João Brícola, nº 24 -- Centro Histórico de São Paulo. Os ingressos custam até R$ 35.