Ciclone extratropical provoca forte ventania no Sul e Sudeste do Brasil
Rajadas podem chegar a até 150 km/h em municípios de Santa Catarina
Camila Stucaluc
O ciclone extratropical que se formou sobre o Rio Grande do Sul deve provocar fortes rajadas de vento nos estados das regiões Sul e Sudeste durante esta 5ª feira (13.jul). O fenômeno também deve diminuir as temperaturas em algumas cidades, como São Paulo, que deve registrar uma diferença de quase 10ºC em 24 horas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo previsão do MetSul, as rajadas de vento serão, em média, de 80 km/h a 90 km/h em Porto Alegre. No extremo Sul, em Itapuã, assim como na Lagoa dos Patos, as rajadas poderão passar de 100 km/h. O mesmo é esperado no Leste de Santa Catarina, enquanto em locais como Bom Jardim da Serra, o vento deve chegar a até 150 km/h.
A ventania afetará ainda o Leste do Paraná e o Sul de São Paulo, com rajadas de vento quente e seco pela manhã. O vento forte deve chegar ainda ao estado do Rio de Janeiro, sobretudo na costa.
+ Inmet emite "alerta vermelho" para ciclone extratropical no Sul do país
Em meio ao cenário, devem ser esperados transtornos como quedas de árvores e postes, bem como colapsos de estruturas e destelhamentos. Com vento forte mais abrangente e rajadas intensas em muitos locais por muitas horas seguidas, é provável que o Rio Grande do Sul enfrente problemas na rede elétrica, afetando milhares de consumidores.