Publicidade
Brasil

Comissão aprova Marco Legal das Garantias de Empréstimos

Proposta segue para votação no plenário do Senado

Imagem da noticia Comissão aprova Marco Legal das Garantias de Empréstimos
Senadores mantiveram no projeto a ideia de um único imóvel ser usado como garantia
• Atualizado em
Publicidade

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou nesta 4ª feira (5.jul) o texto do projeto de Lei (PL) 4.188/2021 que estabelece o Marco Legal das Garantias de Empréstimos. O documento altera normas que tratam das garantias de empréstimos, numa tentativa de diminuir inadimplência. A matéria pode ser votada no Senado ainda nos próximos dias. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A proposta busca simplificar questões relacionadas a pedidos de empréstimos. Atualmente, com exceção dos imóveis, os credores precisam ir à justiça cobrar os bens dados como garantia em caso de inadimplência. 

O texto, que estende a possibilidade de utilização de bens móveis em cobrança extrajudicial em caso de inadimplência, abre a possibilidade de que as negociações possam ser realizadas entre as partes.

O projeto é originário do Poder Executivo, mas os senadores aprovaram um texto substitutivo do relator Weverton (PDT-MA), cuja proposta visa desburocratizar juridicamente as garantias creditórias, contribuirá para reduzir o custo do crédito, ou seja, os juros no país. 

+ Anvisa aprova novo produto para diagnóstico de febre maculosa

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade