Publicidade
Brasil

Pedro Borges fala sobre empreendedorismo e diversidade no jornalismo

Cofundador da Alma Preta, ele é um dos palestrantes do 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Imagem da noticia Pedro Borges fala sobre empreendedorismo e diversidade no jornalismo
Pedro Borges
• Atualizado em
Publicidade

O 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), começou nesta 5ª feira (29.jun) em São Paulo, na ESPM, e conta com a participação de 318 palestrantes, mediadores e facilitadores de cursos. Entre eles está Pedro Borges, cofundador da agência de comunicação Alma Preta, especializada na temática racial.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Formado em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, Borges iniciou o projeto enquanto ainda era estudante, ao se juntar a um grupo de colegas e um estudante de design. O objetivo era construir um coletivo de comunicação que abordasse os principais problemas do Brasil a partir do prisma e do olhar da população negra.

"Nos juntamos para construir um coletivo, um grupo de comunicação. Naquele momento, não tinha expectativa de que fosse ganhar a proporção que acabou ganhando -- a gente, obviamente, tinha sonhos --, mas decidimos construir ainda na faculdade um grupo para que pudéssemos exercer o jornalismo e produzir reportagens a partir do olhar da população negra sobre os principais problemas do Brasil", afirma

Ao SBT News, o empreendedor também destaca a importância das mídias independentes na colaboração e contribuição para as empresas de mídia mais estabelecidas, enfatizando a construção de um mercado mais diverso e plural na comunicação.

"Acho que a gente tem conseguido construir um mercado mais diverso e plural de comunicação e eu acho que iniciativas como a Alma Preta acabam sendo interessantes para a gente conseguir também ter novos olhares e empregar. Nós sabemos da dificuldade que o nosso mercado hoje tem enfrentado hoje", ressalta.

Quanto ao financiamento de ações independentes de comunicação e jornalismo, Borges enfatiza a importância da diversificação de receitas como um caminho fundamental para o sucesso dessas experiências.

"O caminho mais importante é a diversificação de receitas. Acho que a gente tem, sim, atacar sempre, pensar na possibilidade da publicidade, da prestação de serviços, mas acho que quanto mais diversa for essa diversificação de receitas, mais possível e mais propensa para o sucesso é essa experiência de mídia", afirma o cofundador da Alma Preta.

Veja a entrevista completa:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade