PSDB paulistano confirma apoio a Nunes após Vinholi defender candidatura própria
Presidentes municipal e estadual do partido divergem a respeito da participação no pleito de 2024
Guilherme Resck
Os diretórios paulistanos do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e do Cidadania defenderam, nesta 5ª feira (29.jun), em nota conjunta, que as siglas -- em federação desde o ano passado -- apoiem a candidatura de Ricardo Nunes (MDB) a prefeito de São Paulo em 2024. Nunes é o atual chefe do Executivo municipal e chegou ao posto após o falecimento de Bruno Covas (PSDB) em 2021.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A nota veio após o presidente do diretório paulista dos tucanos, Marco Vinholi, dizer em entrevista ao jornal O Globo, nesta 4ª feira (28.jun), que vai propor à Executiva Estadual que o PSDB tenha candidato próprio a prefeito de São Paulo no pleito do próximo ano.
"Os diretórios municipais do PSDB e do Cidadania de São Paulo, em compasso com os entendimentos da Federação, refutam as declarações do senhor Marco Vinholi em entrevista", diz a nota divulgada hoje.
"A construção para o pleito eleitoral de 2024 passa pelo conjunto da Federação, de seus militantes, e não pela vontade pessoal de um dirigente. Os dois partidos políticos, aliados históricos, desejam a construção de uma candidatura distante da polarização dos dias atuais. Uma alternativa para 2026 passa necessariamente pela eleição municipal do próximo ano", prossegue.
Ainda segundo a nota, assinada pelo presidentes municipais do PSDB, Fernando Alfredo, e do Cidadania, Nelson Teixeira, "seguir ao lado do prefeito Ricardo Nunes para o próximo pleito é reafirmar uma construção política que se iniciou com João Doria, em 2017, e Bruno Covas e Ricardo Nunes, em 2020, projetos escolhidos pela população e que estão fazendo a diferença para a vida das pessoas em uma cidade mais justa e igual paga todos".
Na entrevista, Vinholi havia apontado o próprio Fernando Alfredo como uma possível opção de integrante do PSDB para disputar a eleição para prefeito da capital paulista em 2024.