Fenômeno El Niño deve elevar temperaturas neste Inverno
Lojistas do Brás correm para vender estoques de roupas de frio
Gudryan Neufert
O Inverno começa nesta 4ª feira (21.jun), e a previsão é de temperaturas acima da média para estação, devido à influência do fenômeno El Niño.
Para evitar prejuízos, lojistas do maior polo de confecção de roupas do Brasil, no bairro do Brás, na capital paulista, começaram a liquidar os estoques de roupas de frio.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em uma das lojas, os descontos chegam a 70%. "Essa semana começou a fazer frio, e a gente está sendo até mais agressivo, na questão da promoção, para fazer com que a gente não entre no inverno com o estoque antigo", afirma o lojista Lauro Pimenta. Em alguns estabelecimentos, uma blusa de R$ 80 pode ser comprada por menos R$ 30.
Meteorologistas explicam que, neste ano, o inverno será acompanhado pelo fenômeno El Niño, que cobre o Oceano Pacífico e influencia o clima em todo o país. São previstas chuvas volumosas e temperaturas até 2 graus acima da média para o período.
"Temperatura acima do normal, não quer dizer que é o período todo não. Tem esses contrastes, chega uma massa de ar frio, às vezes, causa o contraste", esclarece o consultor de meteorologia Francisco de Assis Diniz.