Lula volta a fazer piada com a obesidade de Dino: "Pouca comida para ele"
Presidente fez comentário gordofóbico sobre ministro da Justiça; oposição criticou fala
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez novamente piada com a obesidade do ministro da Justiça, Flávio Dino, nesta 5ª feira (15.jun), durante reunião ministerial no Palácio do Planalto.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O início do encontro foi transmitido pelos perfis oficiais do governo nas redes sociais. No discurso de abertura, Lula reforçou que os participantes teriam de almoçar durante a reunião.
"Essa reunião vai demorar pelo menos umas seis horas ou um pouco mais. Não teremos almoço. Será uma comida leve servida aqui na mesa, ninguém precisa se levantar. Enquanto um fala, os outros comem e assim a gente vai revezando a nossa degustação na hora do almoço", declarou o presidente. "O Flávio Dino também, mas nós vamos trazer pouca comida para ele", complementou Lula.
Aquela piadinha que ameaça botar alguns comediantes na cadeia é plenamente aceita em uma reunião ministerial. Alô @leolins você tem que virar ministro! pic.twitter.com/2fCB1Goz0c
? MBL - Movimento Brasil Livre (@MBLivre) June 15, 2023
Políticos de oposição ao governo fizeram críticas à fala de Lula. No Twitter, a página oficial do Movimento Brasil Livre (MBL) declarou que "aquela piadinha que ameaça botar alguns comediantes na cadeia é plenamente aceita em uma reunião ministerial".
O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) disse que "se fosse o Leo Lins (comediante), era gordofobia". "Com o Lula é piada. Você acha que a indignação da patrulha do politicamente correto é seletiva?", questionou o parlamentar, nos Stories do Instagram.
Já é a segunda vez em 2023 que Lula faz um comentário gordofóbico direcionado ao ministro da Justiça. Em março, durante lançamento do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), o presidente também falou sobre a obesidade de Dino.
"A nossa médica que é ministra da Saúde sabe perfeitamente bem que a obesidade causa tanto mal quanto a fome. É por isso que o Flávio Dino está andando de bicicleta, porque sabe que isso vai precisar que o estado cuide com muito carinho desse mal", disse Lula na ocasião.