Ministério da Justiça atualiza sistema de indicadores de violência
Plataforma que monitora criminalidade no país passará a incluir dados de 28 tipos de crime
Nara Bandeira
O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, nesta 3ª feira (30.mai), uma atualização do sistema nacional de indicadores de violência. Com a mudança, que entra em vigor no dia 15 de julho, a plataforma que monitora a criminalidade no país passará a incluir 19 novas categorias de ocorrências - ampliando o roll de registros de 9 para 28.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Entram para a lista crimes como óbitos no trânsito, mortes por intervenção de agentes do Estado, homicídio doloso, feminicídio, estupro e tráfico de drogas.
Segundo o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, a atualização vai garantir integração dos dados de todo o país, além de respostas mais rápidas aos crimes. O balanço dos dados, antes divulgado a cada três meses, agora, será feito mensalmente.
"O feminicídio é importante porque, enquanto teve uma pequena redução na criminalidade, no ano passado, o feminicídio chegou a quase 5%. Então, como que isso não vira uma preocupação de todos nós, nessa cultura patriarcal brasileira?", ponderou o secretário.
Também foi criado um Plano Nacional de Combate ao Crime Organizado. Para o coordenador de projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, David Marques, o aumento de transparência ajuda, mas não é o suficiente.
"Esse papel que o ministério da Justiça tem buscado fazer, com relação aos dados, também deve ser mobilizado em relação às ações propriamente ditas, as ações de enfrentamento", afirmou Marques.
Leia também: