Da Venezuela à Groenlândia: o mundo na mira de Trump
Mapa Mundi desta sexta-feira (9) repercute a captura de Nicolás Maduro e as novas ameaças de Trump contra a região autônoma dinamarquesa

SBT News
O programa Mapa Mundi desta sexta-feira (9) repercute a invasão norte-americana à Venezuela e a consequente captura do ditador Nicolás Maduro, que é mantido numa prisão federal em Nova York.
Para falar sobre o assunto, o correspondente do SBT na Europa e apresentador do programa, Sérgio Utsch, convida o jornalista Pablo Uchoa, especialista em Venezuela para falar sobre os impactos para a América Latina, além de como deve ficar a estabilidade política e econômica do país sob a tutela do governo Trump.
Em entrevista ao jornal The New York Times, o presidente dos EUA afirmou que "supervisão americana" sobre a Venezuela pode "durar anos e incluir o controle da receita do petróleo". Segundo ele, o objetivo é reconstruir a economia venezuelana com foco na exploração do combustível.
Trump também voltou a causar mal-estar com aliados europeus ao renovar as ameaças contra a Groenlândia. Ele argumenta que a ilha é fundamental para a estratégia militar dos EUA e afirma que Dinamarca não fez o suficiente para protegê-la da influência russa e chinesa no Ártico.
Uma anexação da Groenlândia pelas Forças Militares dos EUA, causaria grande impacto na aliança da Otan e aprofundaria a divisão entre Trump e os líderes europeus.
A edição, que irá ao ar a partir das 11h da manhã no YouTube, também vai repercutir a disparada no número de soldados brasileiros mortos e feridos na guerra na Ucrânia. O conflito está prestes a completar quatro anos, apesar das negociações para um acordo de paz.









