Publicidade
Brasil

Médicos alertam para os riscos do tempo seco à saúde

Regiões Sul e Sudeste registram baixos índices de umidade relativa do ar

Imagem da noticia Médicos alertam para os riscos do tempo seco à saúde
campo coberta de granizo
• Atualizado em
Publicidade

Há uma massa de ar seco sobre parte do país, em especial na região Sul, esse fenômeno é o responsável pelas madrugadas geladas e os baixos índices de umidade no ar. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O clima seco preocupa médicos. Isso porque a OMS estabelece que a umidade relativa do ar precisa estar acima dos 60%. Níveis menores que 30% colocam as regiões em situação de alerta. Recentemente, cidades do Sul e Sudeste registraram seus pontos altos abaixo dos 10%. 

Enquanto a umidade não volta, Eduardo Garcia, pneumologista da Santa Casa de Porto Alegre, aconselha estar atento a sintomas respiratórios. "A mucosa dos lábios pode secar, pode haver conjuntivite, irritação dos olhos por conta da umidade muito baixa e a desidratação sistêmica que é quando realmente falta líquido para o corpo como um todo", declara. 

A previsão da meteorologia é que a umidade siga baixa no Sudeste e centro do país pelo menos até 6ª feira (26.mai). Por isso, Garcia recomenda o consumo constante de água. "Nosso corpo sente essa sede, importante se lembrar de tomar líquido", afirma o médico. 

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade