Publicidade
Brasil

Saúde volta a reforçar que vacina da gripe não causa câncer e outras doenças

Declaração acontece em resposta a vídeos e publicações falsas na internet

Imagem da noticia Saúde volta a reforçar que vacina da gripe não causa câncer e outras doenças
Vacinação é feita com o vírus fragmentado e inativado, ou seja, incapaz de causar doença | Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério da Saúde voltou a reforçar, neste sábado (20.mai), que a vacina contra influenza - vírus causador da gripe - não causa câncer e outras doenças. Pelas redes sociais, a pasta afirmou que todos os imunizantes desenvolvidos passam por rigorosos testes e análises antes de serem aplicados na população.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"O Ministério da Saúde reforça que todas as vacinas passam por rigorosos testes e análises antes de serem aplicadas na população e não há qualquer comprovação científica quanto ao risco de pessoas desenvolverem câncer por serem vacinadas", escreveu o ministério, em resposta a vídeos e publicações falsas sobre a vacina.

A pasta explicou que o imunizante contra a influenza é fabricado com vírus inativados, fragmentados e purificados -  o que impede de induzir o desenvolvimento da doença. Além disso, a composição e a concentração de antígenos são atualizadas a cada ano, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A declaração acontece em meio à baixa adesão da população à campanha de vacinação contra a gripe. Nesta semana, o Instituto Butantan divulgou um alerta dizendo que os índices de imunização seguem em 30%, cifra que não chega sequer à metade da meta estipulada para a data (90%), já que a campanha acaba em maio.

+ SP: Aumenta registro de casos de doença respiratória em crianças

"Recomendamos ampliar a vacinação para permitir que estados e municípios adotem estratégias para melhor operacionalizar a imunização. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país", disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade