Com baixa adesão, Butantan alerta para importância de vacinação contra gripe
Campanha termina em 15 dias e ainda não atingiu metade da meta estipulada

Camila Stucaluc
O Instituto Butantan está fazendo um alerta à população para reforçar a importância da vacinação contra a Influenza - vírus da gripe. Segundo a entidade, a campanha de imunização começou há um mês, mas os índices seguem baixos, em torno de 30%. A cifra não chega sequer à metade da meta estipulada para a data: 90%.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Para aumentar a adesão à campanha, que termina no dia 31 de maio, o Ministério da Saúde autorizou a ampliação da imunização, englobando crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. As aplicações são realizadas em postos de saúde por todo o Brasil, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
"A vacina é segura. Ela passou por todos os testes, desde os laboratoriais, que mostram quais são as reações, até os testes em humanos, que demonstram que os benefícios superam os riscos", explica o diretor de Regulatório, Controle de Qualidade e Estudos Clínicos do Butantan, Gustavo Mendes. "Esses testes são controlados, regulados pelas autoridades do Brasil e internacionais, e mostram que a vacina é segura", completa.
+ Secretaria da Saúde alerta para baixo estoque de sangue nos hemocentros de SP
O vírus influenza pode infectar pessoas de todas as idades, mas tende a causar quadros mais graves em idosos, gestantes, crianças menores de cinco anos e pessoas com doenças crônicas. De acordo com dados do governo federal, nos últimos dois anos, o número de óbitos por gripe aumentou 78%.