Publicidade
Brasil

Indígenas acampam em Brasília; ministra pede agilidade na demarcação de terras

Na Câmara, DJ Alok reforça necessidade da presença indígena em todos os setores sociais

Imagem da noticia Indígenas acampam em Brasília; ministra pede agilidade na demarcação de terras
Indígenas lançam frente parlamentar | FOTO: Lohana Chaves - MPI
• Atualizado em
Publicidade

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, reforçou nesta 2ª feira (24.abr) a necessidade da retomada da demarcação de territórios no lançamento da Frente Parlamentar dos Povos Indígenas, na Câmara dos Deputados. A cerimônia ocorreu no momento em que Povos indígenas de todo o Brasil se encontram nesta semana, entre os dias 24 e 28 de abril, em Brasília, para pedir agilidade do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no processo de demarcação de terras e o fim das violências contra as comunidades tradicionais.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Nós queremos, sim a retomada da demarcação dos territórios indígenas. Está mais do que comprovado que são nossos territórios e a presença indígena é a garantia de água limpa, biodiversidade protegida e alimentação sem veneno. Lutamos hoje contra a presença do garimpo ilegal em nossos territórios. O garimpo mata, a grilagem de terra mata, o agrotóxico do agronegócio continua matando muitos indigenas e muitas pessoas", afirmou a ministra.

"A nossa bandeira de luta principal continua sendo a demarcação dos territorios indígenas, pois somente assim podemos garantir a dignidade, a vida plena, a cidadania dos povos indigenas no Brasil", continuou Sônia Guajajara.

O mundialmente conhecido DJ Alok, esteve presente no lançamento da Frente Parlamentar e relembrou de quando esteve no Acampamento Terra Livre - uma reunião de indígenas de todo o país que acontece anualmente em Brasília. O artista, que lançou recentemente uma música com cânticos indígenas, reforçou a necessidade da presença indígena em todos os setores sociais. 

"Eu me lembro, em 2021, quando eu estava no Acampamento Terra Livre e vocês gritando para serem ouvidos, e hoje vocês estão aqui no Congresso Nacional, lançando a Frente Palamentar em defesa dos povos indígena, que me orgulha muito. Me orgulha o protagonismo de vocês, mas que sirva também de um chamado para os nossos representantes levarem isso a sério", declarou ao lado da ministra e de parlamentares indígenas.

Alok também chamou atenção para a importância da demarcação de terras e ocupação dos indígenas em todos os espaços.

"A ocupação do território indígena é importante não só aqui na política, mas é em múltiplos territórios, como na arte, na música, games, cinema, para que eles possam ter a primeira vez a oportunidade de contar, na visão deles, como é.  Acho que não tem mais como a gente viver num Brasil sem a presença dos indígenas", disse o artista.

Frente Parlamentar

A criação da Frente Parlamentar dos Povos Indígenas recebeu 205 assinaturas, entre deputados federais e senadores, e tem como prioridade a promoção e a defesa dos direitos dos povos indígenas e o combate à mineração ilegal em terras indígenas, entre outros temas.

Nesta legislatura, a Frente será coordenada pela deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG).

Veja o discurso de DJ Alok e a manifestação dos indígenas na Câmara:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade