Prefeitura de Porto Alegre vai implementar botão de pânico nas escolas
Alerta feito por professores será enviado para as forças de segurança em caso de emergência
Paulo Sabbadin
A prefeitura de Porto Alegre anunciou que vai implementar um sistema para acionamento de botão de pânico por aplicativo nas escolas municipais e também nas conveniadas de educação infantil.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A segurança dos nossos estudantes é prioridade. Temos um conjunto de medidas já implantadas nas escolas e a parceria com o Instituto Floresta vai garantir esse avanço fundamental para buscar a tranquilidade dos profissionais, familiares, estudantes e de toda a comunidade escolar. É mais uma parceria em benefício do cidadão", afirmou o prefeito Sebastião Melo.
O sistema também será disponibilizado para as demais instituições das redes pública e privada que tiverem interesse.
Como funciona?
O aplicativo, chamado BeOn, terá um botão de pânico, que poderá ser acionado por professores e servidores em caso de emergências. Após isso, um alerta será enviado para o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic), que acionará as forças de segurança.
Outras medidas
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) também adotou medidas como a contratação de serviço de vigilância 24 horas por dia, sistema de monitoramento de câmeras em tempo real, comunicação integrada com a Guarda Municipal e oficina de capacitação para os integrantes da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência na Escola (Cipave).
Leia também: