Erosão ameaça casas no MA; buracos podem chegar a 70 m de profundidade
Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em Buriticupu
Fabianne Herênio
A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em Buriticupu, no Maranhão. Várias casas estão ameaçadas por buracos enormes, resultados da erosão.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A cidade, que fica a cerca de 415 km de São Luís, está enfrentando uma ameaça significativa de erosão do solo. As fortes chuvas abriram abismos de até 70 m de profundidade e 500 m de comprimento. Quase 30 famílias precisaram sair de casa, já que muitas residências ficam próximas às crateras, conhecidos como voçorocas. Contudo, o número de desabrigados ainda pode aumentar. Uma força-tarefa está atuando na cidade para avaliar os riscos e minimizar os impactos.
As voçorocas aparecem a partir de processos de erosão que são acelerados com as chuvas, em áreas onde o solo não tem cobertura vegetal. Em Buriticupu, os primeiros registros de erosão são ainda da década de 80.
Um grupo de apoio a desastres, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, acompanhou de perto os locais da erosão na cidade.
A prefeitura de Buriticupu informou que desde que o primeiro fenômeno foi registrado na cidade, ainda nos anos 80, cerca de 50 casas já foram engolidas por essas erosões.
Leia também: