Lira aumenta o tom contra Pacheco e se reúne com Lula antes de viagem à China
O presidente da Câmara está pressionando o governo a apoiá-lo para manter poder sobre o rito de MPs
SBT News
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no início da noite desta 6ª feira (24.mar), no Palácio da Alvorada. A agenda aconteceu mesmo com a recomendação médica para que Lula ficasse em repousou depois de ser diagnosticado com pneumonia leve.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O presidente quer evitar um impasse diplomático com Lira, já que o presidente da Câmara desistiu de acompanhar a comitiva do governo brasileiro à China depois do embate com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que vai para a missão internacional.
Lira e Pacheco enfrentam um embate pelo poder de ditar o ritmo da tramitação de Medidas Provisórias no Congresso Nacional. Horas antes de encontrar Lula, o presidente da Câmara encaminhou um ofício a Pacheco criticando a decisão de retomar as comissões mistas, que haviam sido suspensas durante a pandemia.
A Constituição prevê que as MPs passem pelas comissões, mas Lira quer manter o rito abreviado em que a tramitação das propostas começa direto no plenário da Câmara, o que fazia com que ele tivesse mais poder, e cobrou que Pacheco convoque sessão do Congresso Nacional para decidir qual procedimento deve ser adotado. A justificativa de Pacheco para retomar as comissões mistas é a previsão do que está na Constituição Federal.
Após o encontro entre Lula e Lira, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, negou que o conteúdo do oficial enviado a Pacheco tenha sido assunto da reunião. Padilha disse apenas que o presidente da Câmara está comprometido com os projetos do governo que são importantes para o país e também negou que a disputa entre Lira Pacheco esteja atrapalhando o início do terceiro mandato de Lula.
Veja o ofício de Lira: