Greve no Metrô: sindicato aprova paralisação nesta 5ª feira em São Paulo
Greve começa a valer a partir das 00h e afeta as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata
O Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo aprovou, nesta 4ª feira (22.mar), em assembleia, a paralisação dos trabalhos no Metrô de São Paulo, a partir da 00h desta 5ª feira (23.mar). A categoria não informou o período de duração da greve.
A decisão ocorreu após nova audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho entre representantes do Metrô e da categoria, que demanda o pagamento de abono salarial e a contratação de profissionais por meio de concurso público. Ainda como parte da mobilização, trabalhadores dos setores de Estação, Tráfego e CCO seguirão sem usar uniformes.
De acordo com os sindicalistas, os metroviários estão há 3 anos sem receber participação nos lucros, e a decisão pela paralisação de deve ao "retrocesso nas negociações" em torno das reivindicações.
Serão afetadas pela paralisação as linhas: 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Madalena - Vila Prudente), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda) e o monotrilho da 15-Prata (Vila Prudente - Jardim Colonial). Já as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, administradas, respectivamente, pela ViaQuatro e ViaMobilidade, seguirão funcionando normalmente.
Leia também: