Estudantes de Bauru desistem de curso de Biomedicina; advogado confirma
Jovens hostilizaram colega de 40 anos na internet: "era para estar aposentada"
SBT News
As três universitárias da Unisagrado de Bauru, no interior de São Paulo, desistiram do curso de Biomedicina. A informação foi divulgada pelo advogado de uma das estudantes. Cesar Augusto Silva, em nota à imprensa, informou que, por conta da repercussão, não há possibilidade de um retorno "à vida cotidiana". No vídeo que viralizou na internet, as estudantes questionam a presença de uma mulher de 40 anos no curso de graduação.
"Os fatos ganharam tamanha proporção que as jovens passaram a ser alvo de ameaças de morte e agressão, o que lhes impede de retomar às suas vidas cotidianas. Trata-se, pois de sequelas infinitamente maiores às, supostamente, impelidas a quaisquer dos personagens envolvidos no caso", diz o comunicado.
Relembre o diálogo das estudantes Giovana Cassalatti, Beatriz Pontes e Bárbara Calixto:
"Gente, quiz do dia: como 'desmatricula' um colega de sala?", diz uma das jovens que segura o celular para fazer o vídeo.
Na sequência, a outra estudante responde: "Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada".
Em seguida, a estudante que grava o vídeo afirma: "Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade. Eu tenho essa opinião". As jovens chegam a dizer que a mulher "não sabe o que é Google".
Em nota publicada nas redes sociais, a faculdade afirmou, na ocasião, que não compactua com qualquer tipo de discriminação e que acredita que "todos devem ter acesso à educação de qualidade, desde pequenos até quando cada um quiser, porque educação é isso: autonomia".
A publicação também diz que as oportunidades não são iguais para todo mundo em todos os momentos da vida. Sabemos, por exemplo, que os pais, muitas vezes, abrem mão da sua formação para oferecer as melhores oportunidades para seus filhos e, somente depois, optam por se profissionalizarem".