Publicidade
Brasil

Rio de Janeiro lança centro internacional de estudos climáticos

Instituto promoverá pesquisas, eventos e intercâmbios sob chancela de universidade dos Estados Unidos

• Atualizado em
Publicidade

O pioneirismo do Rio de Janeiro e do Brasil na agenda climática mundial com a ECO-92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, foi reconhecido 30 anos depois como um grande projeto sob chancela da Universidade de Columbia, de Nova Iorque, uma referência em estudos sobre o aquecimento global.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O lançamento do Climate Hub aconteceu nesta 3ª feira (14.mar) no Museu do Amanhã, que fica na Zona Portuária do Rio. A prefeitura da cidade patrocina o projeto com R$ 15,5 milhões. A estrutura tem quatro eixos. Uma delas é a "ação", que vai promover políticas voltadas à questão climática. Em "eventos" serão organizadas atividades de estudos em temas como transição energética e uso da terra. "Ensino" promoverá programas educacionais na cidade, com participação de professores da instituição americana. "Rede" estimulará o intercâmbio de pesquisadores, com a concessão de bolsas de estudos.

A sede será na mesma estrutura do Columbia Global Center Rio, um dos dez braços que a universidade tem pelo mundo. No Brasil é presidido por Thomas Trebat, que durante o lançamento destacou a união dos povos como imprescindível para o enfrentamento das crises climáticas. "Estamos todos juntos nisso, cidadãos de todas as partes do mundo. É o Brasil se engajando novamente nas questões climáticas", disse o diretor.

"Vamos começar pelo tema do desmatamento, que é a nossa maior emissão, mas os temas de agricultura, energia, transporte não podem esperar. Ao contrário, terão de ser acelerados para que a gente atinja a nossa meta e possa fazer essa contribuição ao mundo. Sempre assegurando que a gente tenha um modelo de desenvolvimento que seja de baixo carbono, economicamente próspero e socialmente justo", disse Ana Toni, secretária Nacional de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade