Planos de saúde continuam liderando reclamações no Idec
Reajustes elevados e limitação de cancelamentos estão entre as queixas
O Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (Idec) informou que os planos de saúde continuam liderando o ranking de reclamações e de atendimentos. Segundo a entidade, cerca de 27% das críticas no ano passado referem-se ao setor, sobretudo devido aos reajustes elevados e a necessidade de limitar ou proibir cancelamentos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Essa é nona vez, nos últimos 10 anos, que os planos de saúde ficaram no topo das reclamações. O único ano em que o setor deixou de ser a principal queixa foi em 2020, quando, em meio à pandemia de covid-19, os serviços financeiros ocuparam a primeira colocação do ranking.
+ Controladoria-Geral da União retira sigilo do cartão de vacina de Bolsonaro
"O Idec acompanha esse tema há anos e vem coletando no período diversas evidências que apontam que os planos coletivos são mal regulados, com consequências perversas para o consumidor", disse Ana Carolina Navarrete, integrante do instituto. Ela afirmou que enviou uma proposta à Agência Nacional de Saúde (ANS) para aprimorar o setor.