Adolescente é atacado por tubarão em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife
Jovem de 14 anos teve a coxa direita mordida enquanto nadava em área proibida para banho
Um adolescente de 14 anos foi mordido por um tubarão na perna direita, na manhã deste domingo (5.mar), enquanto tomava banho na praia de Piedade, na área da Igrejinha, em Jaboatão dos Guararapes. A vítima que quando foi socorrida aparentemente estava consciente, foi socorrida por um helicóptero e seguiu para a UTI SAMU no Derby, área central do Recife. Em seguida, deu entrada no Hospital da Restauração (HR). De acordo com a assessoria da unidade, o paciente passou por procedimento cirúrgico com especialistas de Traumatologia e Cirurgia Vascular e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com quadro de saúde grave, mas estável.
Vídeos e fotos que circulam nas redes sociais mostram bombeiros socorrendo a vítima. Em um deles, é possível ver um corte profundo na coxa do jovem. Muitos frequentadores da praia pararam para acompanhar o atendimento.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Área proíbida para o banho
A vítima estava num local proibido para o banho, no trecho da igrejinha. A proibição, desde o ano de 1999, é para práticas esportivas, mergulho e natação, mas desde o mês de julho de 2021, o local também é proibido para o banho de mar, após a expedição de um decreto municipal. A área é considerada imprópria para banhistas porque é onde o canal que concentra os tubarões está mais próximo da faixa de areia.
Em nota, a Prefeitura de Jaboatão lamentou o ocorrido, reforçando a necessidade de a população respeitar a sinalização de interdição do trecho e informou que uma equipe está acompanhando o atendimento da vítima.
Vale relembrar que o caso é o segundo registrado em menos de 30 dias. Outro incidente assustou moradores de Olinda, no dia 20 de fevereiro, quando um surfista foi atacado por um tubarão cabeça-chata. André Sthwart Luiz Gomes da Silva, 32 anos, foi levado para o Hospital da Restauração em estado grave. Após receber alta, o rapaz ainda encontra-se em recuperação em casa.
Desde 1992, quando se registrou o primeiro caso em Pernambuco, houve 76 ocorrências sendo 66 no continente e outras 10 na Ilha de Fernando de Noronha envolvendo tubarões no Estado, segundo informações do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit).